À L'Ombre Des Jeunes Filles En Fleurs

Sunday, July 1, 2007

Mea Culpa?

Huf!!! Ainda bem que não sou a pessoa que há cerca de três anos, publicou na blogosfera, na véspera do seu suicídio, um post, no qual me inspirei para escrever o meu texto.

A feitura do post anterior, representa o desespero de alguém que, à beira do abismo, para onde os seus problemas o empurram, ainda tem uma esperança de que uma mão o pode agarrar. Infelizmente essa mão, comportou-se como todas as outras, que tinham contribuído para a sua decisão; negou-lhe o seu auxílio.

Na maior parte dos casos, o suicida é a pessoa mais só no mundo, esse mundo cruel, onde a indiferença, o subtrai do nosso imaginário sentimental, só cabendo nele aqueles que o nosso egoísmo selecciona, como se os outros não passassem de algo, imerecido da nossa atenção.

Não era meu objectivo, com o texto, tratar dos problemas emocionais e causas que concorrem para o suicídio, isso ficará para depois, mas sim fazer um teste.

A ideia surgiu-me ao verificar a importância que nos blogues, pelo menos em muitos deles, é dada a uma nomeação fútil, vazia de conteúdo, mas que parece, em muitos casos, representar um reconhecimento meritório, que muito que procure, não consigo encontrar justificação, além da vaidade, apanágio das coisas pequeninas; ter um Thing Blogger Award ou ser um dos sete blogues Maravilha.

Porquê não prospectar a reacção das pessoas perante a possibilidade do acontecimento ser verdadeiro? Só o inesperado poderia tornar verdadeira a reacção.

O resultado está aí, no conteúdo dos comentários que recebi. Confesso a perplexidade perante algumas opiniões, tal o seu antagonismo, entre o que escrevem normalmente e, o que escreveram nos comentários. Pergunto: - Qual é o personagem verdadeiro?

Anatomia dos Comentários

Não se pode pôr um dúvida que a tormenta não é seguida da bonança. A esperança tem de ser inquestionável. As nossas presumíveis convicções, não ecoam, só as dele são as mais importantes, só o apelo a elas pode ter êxito, ainda que a motivação seja de louvar.

Eu quero mas não posso, soa um pouco a comodismo, o que menospreza de algum modo a violência da decisão. Avivar o motivo, também não é o caminho certo, quando o ideal é fazê-lo esquecer. O apelo no despedimento, também é um erro, pois ele subentende quase uma resignação quanto ao desfecho. Nestes dramas, a intenção só por si, louvável, mas insuficiente.

Nunca pensem que o suicida se dirigirá a vocês, quando, pelo contrário, ele anseia que cheguem a ele.

Trocar a presença pelo pensamento, por muito forte que seja não é solução. Ele poderá pensar, que fosse o filho, tudo seria possível fazer, remover-se-iam montanhas, mas como não é, o vale para ele continua profundo.

Não estou a brincar, o suicídio na maior parte das vezes é um acto anunciado, só que a insensibilidade, não permite reconhecer os sinais.

Se os problemas passassem com um duche frio, o que me parece uma opinião desrespeitadora pelo sentir alheio, era de aconselhar a retirada de todos os esquentadores, não fosse a tentação da água quente, permitir a continuidade dos problemas.

A recomendação também não parece feliz, quando para ele a questão não se põem em termos do tamanho dos tomates, mas que a sua situação é o mais importante de tudo. Não existe indiferença, mas subestimação da importância dos problemas alheios

As palavras mágicas nestas circunstâncias não funcionam, como não há magia que lhe solucione o problema e o demova da intenção. Só as palavras que tocam o coração podem ter êxito.
Denota-se um certo pouco à vontade em lidar com o problema, ainda que seja sensível para ele.

Pelo contrário, quer desesperadamente alguém. A indiferença pelo sofrimento alheio, é um acto predador.

As intermitências da morte são do Saramago, aqui a história não se compadece com gastos. Há coisas na vida que não têm preço.

Se não tivesse confirmado a data de hoje no calendário, diria que estava perante uma sentença da Inquisição, onde o valor humano era desprezado. Tentar o apoio da família blogosférica para tão indecorosas afirmações, é no mínimo cobardia e pegando nas palavras, vade-retrum-satanas.
Não encontrando adjectivação suficientemente à altura, só a insanidade me ocorre. Em que mundo viveríamos se as pessoas fossem todas assim?

Será que morrer por amor pertence ao passado? Se o fôr, muito mal vão os nossos tempos onde o amor já não merece que se morra por ele, ou o amor não ser mais do que uma banalização do nosso quotidiano, onde o amor pelo próximo não passa de um slogan publicitário de algo que passou de moda.
Talvez se tenha de reaprender o amor.

Considerar o post de mau gosto, no mínimo é uma afirmação de mau gosto. É notório que não leu o post anterior, nem tão pouco este com atenção. Não é minha intenção jogar com os sentimentos das pessoas, mas alertá-las para uma situação cada vez mais preocupante, principalmente entre a juventude e os idosos, mas pelos vistos não tive sucesso.

Surpreende que para se ser sensível se tenha de observar, ver para crer como S. Tomé. A sensibilidade é uma coisa nata, que quando existe é para tudo, e não só para aquilo que nos impressiona mais. E o coitado do suicida é que é egoísta.

O “javardo” não saltou, por isso ninguém se atrasou no salvamento. Quem sabe se não estará arrependido de não o ter feito, depois de ler o que foi escrito. Andou muito perto do objectivo deste post, só o convite para beber uns “Gandas” não é aceite para não ter a companhia Nietzshe e Kierkegaard.

Já evocava Mea culpa pela falta de compreensão do texto, mas foi um alívio ao ler o comentário da Margusta.

Agora vamos à votação. Para não acontecer o que é hábito, a votação ter como critério de escolha dos amigos, para inovar, cada um escolhe a nota que pensa que lhe deve ser atribuída, de acordo com os requisitos.


Nota 5
Todas as pessoas de bem merecem o nosso respeito. Ter sensibilidade para os problemas dos outros. Ser Incondicional na disponibilidade para ajudar o próximo.

Nota 4

Todas as pessoas de bem merecem o nosso respeito. Ter sensibilidade para os problemas dos outros.

Nota 3

Só as pessoas de quem gostamos merecem o nosso respeito. Ter sensibilidade para os seus problemas. Ser incondicional na disponibilidade em as ajudar.

Nota 2
Só as pessoas de quem gostamos merecem o nosso respeito. Ter sensibilidade para os seus problemas.

Nota 1
Só as pessoas de quem tiramos partido nos interessam.

Nota 0

Não há ninguém digno da nossa atenção, quanto mais do nosso respeito.

Em Memória de:

João (2004)
Miguel (2006)

24 Comments:

  • A margusta faz parte deste jogo teu e de quem faz este blog!
    Vocês estão a brrincar com coisas sérias.
    Repito o que escrevi no post anterior:quem se mata, não escreve num blog um encontro!
    Pode mandar uma sms, a despedir-se, um mail, mas não num blog!
    Vocês querem audiências, jogar com as pessoas, fazer estudos baseados em nada!
    Vão ao Júlio de Matos, A santa Maria, ao Miguel Bombarda, aí sim podem estudar psiquiatria e suicidas.
    De mim é o último comentário que têm!
    Respeitem os outros e não brinquem!

    By Blogger wind, At July 1, 2007 at 7:22 AM  

  • Não Wind!!!...NãO FAÇO PARTE DESTE BLOG, NEM FAÇO A MINIMA IDEIA DE QUEM SEJAM OS AUTORES !!!...
    A primeira vez que vim cá e li também fiquei muito preocupada!...

    Como moro relativamente perto até pensei em alertar as autoridades da ponte 25 de Abril...

    Só que depois fui ler o post anterior e vi que realmente não passava de um blog que pretendia abordar uma tema que é bastante preocupante!...

    Na minha vida já conheci pessoas que cometeram o suicidio...uma delas uma colega de liceu..ainda tinha eu os meus 16 anos...

    Tenho também um caso muito próximo de mim, uma doente bipolar que já fez várias tentativas...e digo-te são pessoas que sofrem muito...horrores!!!...nem te passa pela cabeça!...

    Como te digo não faço a mínima ideia de quem sejam os autores, ou autor do blog, mas se é feito com boa intenção e pretende alertar os outros para os sinais dos potenciais suicidas, acho muito bem!...

    Também penso que não houve a má intenção dos autores, ou autor do blog em assustar alguém, visto ter deisxado explicito no primeiro post, que o blog iria abordar o tema "suicidio" ..de diferentes maneiras....

    Se tenho pouco tempo para os meus blogs, muito menos tempo tenho para estas coisas...quem o tiver e volto a frisar, se for com intenção de ajudar acho muito bem, e é de louvar!...

    By Blogger margusta, At July 1, 2007 at 9:44 AM  

  • Essência,

    ...não é hábito meu vaguear aos Domingos pela blogosfera...mas quando um determinado assunto me prende a atenção , não resisto em espreitar sempre que posso. Á pouco , passei aqui de fugida e acabei por não ler o post todo, tinha intenções de ir apanhar sol...mas voltei, o sol escondeu-se :(

    Só agora reparei que fazes uma referência ao meu comentário...digo-te que de ínicio fiquei muito preocupada, mas depois tentei conhecer mais um pouco do suposto suicida para saber qual seria a melhor forma de poder ajudar...além da que mencionei no comentário dirigido á Wind...foi quando verefiquei que este blog se propunha a tratar deste assunto "tábu", e na melhor forma de ajudar e a reconhecer os potenciais suicidas.

    O assunto é deveras delicado. A pessoa bipolar que conheço, não soube logo que era doente bipolar...e durante anos a familia escondia ao máximo as tentativas de suicidio que ela manifestava desde muitooo jovem. A própria me tem dito que ninguém entende quando ela está á beira do abismo...e por vezes quer pedir ajuda mas não sabe como... ninguém entende os sinais que ela vai dando.

    Ainda existe sim ..quem se mate por amor...inflizmente a minha colega de liceu...suicidou-se por amor...e era a jovem mais linda dessa escola...

    Quando uma pessoa está numa situação de desespero, penso que é preciso ter muito cuidado com as palavras que se usam...principalmente se não a conhecemos...pois não sabemos se ainda vamos desplotar ainda mais o problema que a leva a tão grande desespero...

    Bom...espero que consigas levar a bom termo o teu propósito...ajudar quem não consegue encontrar saída para continuar a viver...o ser humano levado ao desespero extremo....

    By Blogger margusta, At July 1, 2007 at 11:24 AM  

  • Sexta-feira, quando comecei a ler o post anterior, arrepiei-me. Arrepiei-me porque poderia ser verdade ou não. Fiquei na dúvida e sem saber o que fazer. Sim, porque já lidei de perto com alguns casos de suicidio e ja reconheço os sinais. Quando li o texto, uma parte de mim tb o levou a sério e sai do blog. Um suicidio é a morte mais horrivel de superar, porque fica sempre uma pergunta no ar "porquê?" Para as outras pessoas, nunca se está verdadeiramente mal ao ponto de se acabar com a própria vida e deixar num sofrimento atroz familia e amigos. Sim, estes ficam afectados para o resto da vida, porque vai haver sempre uma pergunta sem resposta "porquê?" Por mais que se diga que o suicida é uma pessoa doente, que isto ou aquilo, fica sempre o o diabinho a martelar ao aouvido "se calhar podias ter impedido.." mas não, isso é mentira. Costumo dizer que um suicidio não completado é uma crónica de uma morte anunciada, ou seja, mais tarde ou mais cedo, a tentativa vai ser conseguida, e ai vai começar tudo de novo "porquê?" "como poderia ter evitado?" Não se evita. Só se sofre.

    By Blogger Frásia, At July 1, 2007 at 3:21 PM  

  • .

    Não foi há muitos anos que, numa cálida noite de verão, estive sentado na curva da linha férrea que antecede Sto. Amaro de Oeiras, de olhar fixo nos carris, a calcular mentalmente a força de impacto do rápido no corpo duma pessoa, no local exacto onde um grande amigo meu 'apanhou por baixo o comboio para cascais'. Ali estive a recordar o abanão que senti quando soube do acontecido e a reflectir sobre mim mesmo e nas razões que empurraram o meu corpo até àquele sítio àquela hora.

    O telemóvel assustou-me com o toque estrídulo no silêncio da noite. Era o meu mano novo que me dizia que a minha mulher lhe tinha telefonado preocupada com o que eu dissera quando saíra de casa uma meia hora antes e me perguntava onde é que eu estava. Respondi-lhe.

    "Não saias daí, qu' eu vou-te aí buscar".

    "O.K."

    Poucos minutos depois o carro travou bruscamente ao meu lado. Olhei o meu irmão enquanto abria a porta, saía e se voltava para mim. Eu no passeio, ele do outro lado do carro.
    Vi o seu rosto por cima do tejadilho. Tinha nos olhos um estranho brilho aquoso.

    "Z., não faças isso!"

    Entrámos no carro e fomos comer ostras e beber uma garrafa de vinho numa esplanada ali para as bandas do Guincho.

    .

    By Blogger Unknown, At July 1, 2007 at 5:59 PM  

  • "Será que morrer por amor pertence ao passado? Se o fôr, muito mal vão os nossos tempos onde o amor já não merece que se morra por ele, ou o amor não ser mais do que uma banalização do nosso quotidiano, onde o amor pelo próximo não passa de um slogan publicitário de algo que passou de moda.Talvez se tenha de reaprender o amor."
    O paragrafo acima diz-me respeito pois fui eu que disse que morrer de amor pertencia ao séc. XVIII e continuo a afirmá-lo quando percebo como percebi nas palavras do autor que o seu amor pelo namorado não era assim tão grande. Eu sei que o amor não passou de moda mas este era declaradamente frágil pois se por um lado falava na desilusão porque o namorado ia casar por outro declarava-se descaradamente ao Shark quando no seu comentário naquele blogue dizia:
    recorda-me...
    sempre gostei de ti...

    Publicado por: essência às junho 29, 2007 05:04 PM

    Não se morre de amor quando esse amor não é verdadeiro.

    By Blogger Susete Evaristo, At July 2, 2007 at 5:21 AM  

  • This comment has been removed by the author.

    By Blogger ladolunar, At July 2, 2007 at 7:55 AM  

  • Tenho um depoimento a fazer, não sei se com algum interesse. Estando no Brasil a passar férias, há alguns anos, assisti a uma cena absolutamente surreal.
    Um homem estava no cimo de um prédio de cerca de dez andares com o nítido intuito de se atirar. Uma multidão estava cá em baixo em frente ao prédio. Gritavam, mas não percebi o que diziam.
    Aproximei-me mais e qual não foi o meu espanto quando ouvi que as pessoas, que cada vez eram mais, pois mais vinham chegando, gritavam: Salta! Salta!
    Achei aquilo bem revelador do que o comum dos mortais sente em relação ao suicídio, e especialmente ao respeito e amor que tem pelo próximo.
    Penso que os comentários deixados no post anterior e o comentário anterior a este, demonstram bem a indiferença, a imbecilidade , a crueldade de que os humanos são feitos.
    Continuem, é uma tarefa árdua.
    Penso que existe um/a dos comentadores do post anterior a precisar de ajuda.E talvez, dois neste
    Estarei enganado, ou só eu dei por isso?

    By Blogger lado lunar, At July 2, 2007 at 8:04 AM  

  • SEJA QUAL FOR A SUA VONTADE .FAÇA...SE QUER PERDER ESA VIDA MARVAILHOSA AQUI NA TERRA.FAÇA....
    PULA LOGO...SE QUERES SER UM SUICIDA...VA EM FRENTE...EU NÃO VOU DIZER NÃO FAÇA EMBORA SEJA CONTRA.QUER PULAR PULE....
    AGORA AGUENTA AS CONSEGUENCIAS NA VIDA ESPIRITUAL.
    VC E UM DERROTADO, POIS QUEM SE AMA E SABE BRIGAR PELA VIDA NÃO COMETE E NEM FALA ISSO ASSIM.SE VC AMA PELO MENOS UM POUCO SEUS PAIS COMO SEI QUE ELES TE AMAM...NÃO FARIA ISSO NEM DE BRINCADEIRA.
    BABACA!!!!!
    RIDICULO!!!!
    FAÇA ISSO DA MAELHOR MANEIRA E POR FAVOR, CHAME A TV...ASIM FICA MELHOR....
    SERA NOTICIA EM PRIMEIRA PAGINA EM TODO O MUNDO...HOMOSSESUXUALPULA DA 25 DE ABRIL....ACHO QUE SERIA MELHOR ASSIM...PESSOA SAUDAVEL AJUDA A CONSCIENTIZAÇÃO AO HOMOSSEXUALISMO...VC NÃO NÃO ACHA?
    AGORA QUER PULAR...PULA...MAS AGORA E ME MANDE EMAIL....
    MAS TE DIGO..O DIABO ESTARA ESPERANDO VC COM O GARFO VIRADO PARA CIMA E PRONTO PARA LEVA-LO A VIRAR CHURRASCO...PELO MENOS SABE NADAR QUE SE HOUVER ARREPENDIMENTO O TEJO E BEM FACINHO DE CHEGAR A MARGEM...
    PENSA BEM....rsrsrsrrsrsrs

    By Blogger ANA LUCIA, At July 2, 2007 at 11:41 AM  

  • Cheguei por amor.Li tudo.Ana Lucia fez o pior dos comentários.Esta menina é o próprio diabo.Ele não precisa esperar do outro lado.Já está aqui ela a empurra-lo.Seja qual for a crença ou a relegião, nunca vi tanta falta de amor, tanto ódio, tanta crueldade.Se Deus pudesse comentar aqui,por certo seria recreminada.Que falta de amor pelo próximo!!!

    By Blogger BETTY, At July 2, 2007 at 1:09 PM  

  • Wind
    Quanto à Margusta, ela já fez o favor de esclarecer. Manter a opinião que anteriormente deu, é um direito seu que eu respeito, só não posso aceitar a sua dedução, usando a mesma bitola para medir todos os intervenientes na blogosfera. É um erro que demonstra bem a confusão que as pessoas fazem entre um tema sério para discussão, e uma lamechice qualquer. Quando não se está à altura dos temas propostos, o melhor é não intervir, pois normalmente a tendência, com a falta de argumentação, é entrar na provocação e no insulto gratuito.

    By Blogger essência, At July 2, 2007 at 2:55 PM  

  • Margusta
    São comentários gratificantes como o teu, que redobram a vontade de continuar a tratar deste assunto tão dramático e infelizmente tão frequente na nossa sociedade. Não é objectivo arranjar soluções, mas chamar a atenção das pessoas interessando-as no assunto, pois penso, que de uma maneira geral, todas estarão ligadas de qualquer modo a este problema, nunca sabemos quando alguma pessoa, próxima ou não de nós, precisará da nossa ajuda. Quem eu ou nós somos, não é importante, a escrita não é para receber qualquer prémio, o importante, se assim o acharem, é o que se escreve.

    By Blogger essência, At July 2, 2007 at 2:56 PM  

  • frásia
    Obrigado pelo comentário. Concordo com o que diz, menos no final, por isso a razão do tratar do assunto. O suicídio tem de ser evitado, para isso devemos contribuir e não achar que é uma fatalidade.

    By Blogger essência, At July 2, 2007 at 2:57 PM  

  • josé antonio
    Muitas vezes o que leva ao suicídio não é qualquer problema insolúvel, mas uma coisa que as pessoas muitas vezes não se apercebem, a vertigem suicida, chamemos-lhe assim, que sem nos apercebermos, desencadeia um processo inconsciente que, se for travado a tempo, até pode parecer uma anedota. Mas esteve a morte a seu lado sem dar por isso. Obrigado pela sua contribuição.

    By Blogger essência, At July 2, 2007 at 2:58 PM  

  • Susete
    É lamentável que tenha perdido o seu tempo a escrever este comentário, um verdadeiro desperdício de tempo, que presumo, poderia ter aproveitado melhor a aprender a ler o que está escrito, para não dizer as asneiras que disse. Mas como nem só de asneiras vive o homem, a maldade também faz parte do seu curriculum académico, onde julga os outros por si própria.

    By Blogger essência, At July 2, 2007 at 3:01 PM  

  • lado lunar
    Oportuno o seu depoimento, é chocante, mas é verdadeiro numa sociedade em que quando um pivete (é o nome que dão às crianças abandonadas no Brasil, que vivem na rua) é apanhado a roubar uma insignificância qualquer, muitas vezes para comer, toda a gente o quer a agarrar e, gritando atrás dele a demoníaca multidão grita freneticamente, mata, mata, mata, enquanto o petiz corre, corre, aterrorizado, fugindo à morte certa se for apanhado. Isto é verdade, presenciado por mim na Av. De Nossa Senhora de Copacabana!

    By Blogger essência, At July 2, 2007 at 3:02 PM  

  • ana lúcia
    Pergunto a si Ana Lúcia: Você fazia parte da multidão que corria a dizer mata, mata, mata, na Av. De Nossa Senhora de Copacabana? Espiritualidade no terreiro a cortar cabeças a galos, não obrigado

    By Blogger essência, At July 2, 2007 at 3:03 PM  

  • por amor
    Por amor, em nome do amor, concordo consigo, ela coitada precisa de ser exorcizada.

    By Blogger essência, At July 2, 2007 at 3:04 PM  

  • .

    Lembrei-me da GUIDA.

    .

    By Blogger Unknown, At July 3, 2007 at 4:04 PM  

  • Para o José António, transcrevo o comentário que te deixei na mensagem que dedicaste à Guida:

    "Ninguém pode ficar indiferente...por vezes basta um olhar alerta, um sorriso, um abraço, OUVIR o que os outros, por vezes sem palavras coerentes, nos querem dizer.
    Porque todos nós sabemos, todos nós conhecemos, de algum modo nos afectou o suícidio de alguém: um familiar, uma amigo, um vizinho, ou mesmo um estranho.

    Não fechemos a alma. Não fechemos os olhos. Não fechemos o coração e ouçamos a voz do desespero, porque essa, anda por aí algures...

    Grata por esta homenagem e ainda mais por a teres dado a conhecer."

    Beijo

    By Blogger Menina Marota, At July 4, 2007 at 5:39 AM  

  • Há assuntos tabús até para um canal de tv.
    Talvez agora já possam ir para a frente com o programa sobre o suicídio nos jovens, onde a Julia anuncciava que um jovem pode avisar uma duas três vezes que se vai suicidar.
    Não foi possível!
    Paciência, ficará para a próxima!

    By Blogger essência, At July 9, 2007 at 6:18 AM  

  • ainda fico estúpido quando aqui venho e leio os comentários...

    By Blogger The Perfect Stranger, At June 7, 2009 at 4:43 PM  

  • This comment has been removed by the author.

    By Blogger Carla, At July 2, 2014 at 10:32 AM  

  • De uma socióloga para um estúpido: cala-te!

    By Blogger Pink Poison, At December 27, 2016 at 4:26 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home